Como organizar sua biblioteca do iTunes

O iTunes é sem dúvida um dos softwares de multimídia mais populares. E desde 2001 com a invenção do primeiro iPod até a introdução do iPhone e iPad ampliou ainda mais sua abrangência, sendo hoje a iTunes Store dona do maior volume de vendas de músicas no mundo, superando até lojas físicas. Ele fornece o conteúdo integral dos álbuns, incluindo capas, contracapas, letras, e informações técnicas das faixas, de maneira que fica muito fácil organizar sua biblioteca.

A vantagem de tudo isso?

Uma biblioteca organizada, além de muito mais agradável visualmente, permite ao usuário explorar outros recursos que dependem de que ela tenha o mínimo de organização, tal como o Genius

Todos os arquivos ficam facilmente organizados quando você os compra da iTunes Store, porém quando adicionamos a música manualmente, seja ela baixada da internet ou copiada de um CD ou pendrive, isso nem sempre acontece, resultando em uma biblioteca desorganizada.

Logo, quando adicionamos músicas em nossa biblioteca digital, temos que organizá-las manualmente, e nem sempre isso é uma tarefa fácil.

Para ajudar, criei o tutorial abaixo, mostrando como manter seu iTunes impecável!

1. Abra o iTunes e clique no menu em iTunes > Preferências > Avançado. Nesta Janela, selecione a opção “Manter a pasta do iTunes Organizada” e “Copiar arquivos para a pasta de mídia do iTunes…“. Estas opções farão com que todo conteúdo que você adiciona ao iTunes fique em uma pasta na qual o responsável pela organização é o próprio iTunes. Você pode deletar tranquilamente a pasta de origem, se preocupando apenas com a organização conteúdo no próprio player.

2. Copie todo seu conteúdo para o iTunes. Simplesmente clique e arraste as pastas de músicas para a janela principal. Como resultado final, você provavelmente verá uma bagunça: músicas com nomes errados, em ábuns diferentes e sem capa… Calma! Esse é o momento crucial em que você precisa decidir se quer ou não ter uma biblioteca organizada, já que, dependendo da quantidade de músicas, talvez precise gastar várias horas organizando. (Dica: transfira um ábum de cada vez, de maneira que você saiba exatamente qual o conteúdo novo e onde encontrá-lo dentro do iTunes).

3. Selecione o álbum que acabou de transferir, clique em “Obter informações”.

4. Edite as informações comuns a todas as músicas pertencentes a ele, como na janela abaixo.

5. Para a capa do álbum, procure no Google imagens pelo título do álbum e dê preferência para uma de no mínimo 500×500 px (você pode checar essa informação colocando o mouse sobre a miniaura da imagem no site do Google)

6. Uma vez colocada a imagem e garantido que todas as músicas de determinado álbum estejam com o exato mesmo nome de Álbum, Artista e Artista do Álbum, as músicas deverão ficar organizadas.

Se isso não ocorrer e ainda assim a imagem do álbum aparecer mais de uma vez, ou músicas desse álbum não tiverem capa, selecione todas as músicas, clique o botão direito, “Obter informações” e vá na aba “Ordenação”. Nela, edite os parâmetros conforme desejado. Garantia de que agora tudo ficara organizado!

6

3 thoughts on “Como organizar sua biblioteca do iTunes

  1. Boa tarde,

    Acabo de copiar a pasta de músicas do meu antigo PC para o Mac e importei todas elas para o iTunes.
    Dessa maneira terei arquivos duplicados?
    Posso apagar a pasta de origem?
    Obrigado!

  2. We’ve sold over 250, 000; Ikea will do this, you would probably give you the best bet when you plan to pool fences in houston rebuild the city of Greenbrae.
    It is the only surefire way to determine their capability to pool fences in houston meet the stipulated time limits to work on every department or
    area of work performed by concrete finishers.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *